Fragmento B`

  Esses dias eu me peguei pensando em como essas campanhas anti-bullying pegam somente a superfície do problema, longe de mim desmerecê-las, porque antes trazer o tópico à tona, do que nunca falar sobre, mas a questão é bem mais do que apelidos, mais do que brincadeiras de mau-gosto, mais do que insultar seu cabelo e a sua família. Algumas pessoas alegam que o bullying seria um comportamento comum das crianças e que isso até ajudaria os alvos a criarem imunidade, se fortalecerem e se prepararem contra os malefícios da vida, "as crianças são assim mesmo", talvez até sejam, mas um adulto consciente as desmotiva a serem inimigas umas das outras. Como eu posso contribuir para adentrar mais no entendimento do bullying? Sobre a ótica que eu tive baseado nas minhas experiências pessoais, sendo um alvo.


  O que ninguém te conta sobre o bullying é o que ele realmente faz com você, no primeiro momento, do ensino fundamental, ele faz você esbarrar com sentimentos que você desconhecia e não tem preparo para lidar, meu núcleo familiar sempre foi muito pacífico, tendo conflitos muito espaçados entre si e de fácil resolução, mas lá fora eu tive de lidar com toda uma gama de sentimentos que o núcleo familiar não me ensinou, todas as boas sensações que nossas famílias nos dão são postas em cheque, contra ideais como ódio, solidão, inveja, críticas físicas e comportamentais, exclusão, entre tantas outras coisas, e fica cada vez mais difícil acreditar no seu próprio valor, porque são no máximo cinco pessoas te dando afeto e uma gama enorme de pessoas apontando o que tem de errado em você, todo dia, e não dizendo como você pode melhorar e sim como você não tem solução, como você é uma curva fora do padrão, um erro. Vale lembrar que é uma criança tendo que encarar essa torre desabando sobre ela.

  Ok! Já fizeram você duvidar do seu próprio valor e a pessoa especial que sua família insistia em dizer que você era, agora parece tão falsa e tão distante, que você começa a viver pelo fator sobrevivência, a adolescência chegou e você vai tentar ser tão invisível, quanto lhe permitirem, vai evitar responder perguntas, falar sobre si mesmo, vai ficar com medo de parecer muito burro ou muito inteligente, porque isso é mais um alvo na sua cabeça, evita demonstrar seus gostos e desgostos, vai optar pela roupa que for mais apagada, afinal nada que você faça é bom o suficiente, então por que se esforçar? Agora que seus hormônios estão à flor da pele, os sentimentos seguem a mesma linha, mas sentir demais também é um problema, porque você precisa só sobreviver ao maldito ensino médio, então seus sentimentos se desfragmentam, você desaprende o que tinham te ensinado de bom, afinal nesse campo de batalha, não lhe é útil. Você não tem mais certeza do que é amizade, amor, paixão, paz, se sentir bem é um luxo que lhe é tirado ao abrir os olhos, você não tem pra quem pedir ajuda, pois isso pode ser mais um chamariz para os agressores. Você não pede socorro e sua única opção é se revoltar até que tudo acabe, ninguém nota a sua derrota, então que o descontentamento com o mundo faça as vezes. Você vai pensar em desistir e talvez até desista.


  O que ninguém te conta sobre o bullying é que se você sobreviver, vai demorar pra você se recuperar e obviamente você sai cheio de buracos de bala e cicatrizes que não consegue curar sozinho, depois de tudo isso, você vai sair do ambiente agressivo e finalmente vai conseguir encontrar pessoas que reconheçam você além do que é sua pele, se você der sorte, alguns vão te ensinar a gostar de si mesmo, outros vão te ensinar a gostar do mundo, alguns vão te ensinar a pertencer a um grupo, outros vão te dar paz para dormir e outros vão te amar, você vai reaprender aos poucos tudo que tiraram de você a muito tempo. Algumas dessas cicatrizes duram a vida toda e te assombram nos seus piores dias, outras te ajudam a se transformar em uma pessoa acolhedora, você já não é mais a criança em dúvida ou o adolescente revoltado, você se tornou o colo que precisava e vai agora poder resgatar e ajudar algumas pessoas que estão no inferno que você conseguiu escalar. O que ninguém te conta sobre o bullying é que ele não é só uma palavra emprestada do inglês, ele é quando uma vida é feita de ioiô pelo prazer dos outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz para Sempre!

I-Maturidade