Maduro ou Podre?
O título extremamente caótico, porque já vim com tudo para uma nova fase de desgraçamentos da cabeça, surtos, contemplações, teorias da conspiração, aliadas a momentos de autoajuda, insights, simpatias de revistinhas e metáforas associadas a objetos, receitas e animais, ou seja, tudo do bom e do melhor que tenho a oferecer. Vamos ao cerne do problema de hoje, você acha que amadureceu? E se sim, de quanto em quanto tempo você amadurece mais? A cada ano? de seis em seis meses? Mensalmente? A cada decepção amorosa? Ou só depois de fazer a nova tatuagem que você decidiu em 24 horas qual seria? Conforme a idade avança, você amadurece mais devagar ou mais rápido?
Muitas coisas não é não? Mas eu nunca jogo perguntas sem ao menos dar uma leve ideias das respostas das quais consegui em meio a momentos de reflexão, ou em rodas de conversa com pessoas tão exauridas de pensar quanto eu ou até mais. Hoje! eu acredito que vamos amadurecendo seguindo o ciclo comum das fase da vida, como os primeiros contatos familiares, a infância, a adolescência, dai viramos jovens adultos já calejados de experiências boas e traumáticas, mas sinto que a coisa pega pesado mesmo na vida adulta, porque aqui você naturalmente tem que errar menos, ao menos é o que exigem da gente, e sabemos que os erros aqui tem mais peso, até porque nossos ciclos sociais diminuem, nossa rede de apoio fica cada vez mais afunilada e a gente também se culpa mais por errar, e isso é fato.
Maturidade e erro, aquela combinação duvidosa, feito mamão com maionese, intragável, porém possível, essa combinação é a realidade de como a vida pode ser agridoce, você precisa errar para aprender a acertar! Para refinar suas escolhas e atitudes, para saber o que gosta ou não gosta, onde quer estar e onde não desejar mais pisar nunca, algumas vezes esse processo é menor, dói pouco, tipo gastar grana com comida ruim, ou pode ser mais pesado e acabar envolvendo mais pessoas, como trair alguém e descobrir que colocar chifres, não é uma habilidade que você gostaria de ter descoberto que possui. Mas inevitavelmente ambos os processos te constroem, podem às vezes te deixar pra baixo, mas levam seus níveis de experiência para cima.
O amadurecimento está ligado ao processo, um dos caminhos ao qual cheguei procurando uma resposta, é o que me diz, que eu decido o quanto estou disposto a amadurecer, continuarei fazendo coisas duvidosas pelo meu próprio ego? Vou ir em eventos ou festas, porquê meu grupo de amigos quer que eu vá? Comprarei aquela roupa porque disseram que era a minha cara? Entrarei em um relacionamento porque alguém disse que a gente combina? Vou ver a série que está em alta ou a que me deixa confortável? O quanto estou disposto a fingir que estou confortável, mesmo tendo desejado ir embora a duas horas atrás? Posso ser podre e fingir gostar de algo que detesto. porque não estou afim de discutir? Essas respostas me dizem o quão maduro estou, no momento que decido o que fazer.
Quais sacrifícios você precisa fazer ou deixar de fazer, para sentir que amadureceu?
Comentários
Postar um comentário